Qual é o aquário ideal para o peixe Betta ???


como-cuidar-peixe-betta
O peixe Betta, é um dos animais de estimação mais bem conhecidos mundo a fora, principalmente por aqueles que sonham em ter um grande aquário “recheado” de peixes na sala de casa, mas, que devido à falta de tempo e dinheiro, acabam fazendo a opção pelo Betta, pensando em ser a escolha mais econômica e que da menos trabalho.
O Betta, além de ser um dos peixes mais bem conhecidos dentro do aquarismo, é também um dos que mais sofrem, sendo judiados e maltratados todos os dias por pessoas inexperientes e irresponsáveis, que não sabem (e nem procuram saber) qual é a maneira correta de se cuidar de um peixe. Hoje, perguntas como: Como cuidar de um peixe Betta? O peixe Betta precisa de bombinha (oxigenador) no aquário? O peixe Betta pode ficar junto com outro Betta? Qual a melhor ração pro peixe Betta? Meu peixe Betta só fica no fundo do aquário, o que pode ser? E a mais comum de todas: Qual o tamanho do aquário do peixe Betta? Serão respondidas de uma forma clara e objetiva, para que assim, não gere dúvidas e qualquer pessoa possa entender. Boa leitura :)

OBSERVAÇÃO: escrevi essa publicação em 2015, e hoje (quatro anos depois) eu já escreveria ela de uma maneira totalmente diferente. Peço que desconsiderem a edição, falta de fontes e referências. Assim que possível vou edita-la, obrigado.

O que é um Anabantídeo?


A falta de informações verdadeiras sobre hábitos de vida e cuidados básicos, são um dos principais motivos para a criação inadequada do peixe Betta. Mas, afinal de contas, o que é um Betta? O que ele tem de tão diferente dos outros peixes para ser tão popular? O fato de ser muito bonito já explica grande parte, mais a questão mais importante mesmo, é de ser um Anabantídeo. Sem tocar em questões taxonômicas e falando de uma maneira bem simplificada, os Anabantídeos são peixes que possuem uma característica espetacular, que é a capacidade de extrair o oxigênio de fora d’água. 
Todos os animais precisam de oxigênio para sobreviver, alguns, como os Mamíferos, precisam extrair o oxigênio que respiram diretamente do ar, usando os pulmões.

Agora, já os peixes (com exceção de alguns) precisam retirar o oxigênio que necessitam diretamente da água, usando as Brânquias. O oxigênio que está dissolvido na água, passa pelas brânquias do peixe, caindo direto na corrente sanguínea, possibilitando com que ele respire de baixo da água.
No entanto, alguns peixes (como os Anabantídeos) vivem em águas que são geralmente pobres em oxigênio, e, para compensar isso, através da evolução, acabaram desenvolvendo um órgão especial chamado Labirinto (que se localiza logo a cima das brânquias), que permite com que eles possam respirar o oxigênio diretamente da atmosfera, assim como nós. O Labirinto funciona basicamente como um pulmão, extraindo o oxigênio atmosférico para complementar (ela não substitui) a respiração que já é feita pelas Brânquias. É devido á isso que observamos o Betta ir á superfície de tempos em tempos para tomar um “gole” de ar.

É dessa característica especial que surgiu a ideia de que os Bettas não precisarem de Bombinhas (oxigenadores) no aquário, o que, de certa forma, acaba sendo um erro, e será explicado mais adiante.

Habitat dos Anabantídeos

Outra ideia que surgiu devido às características dos Anabantídeos (desta vez, focando mais no Betta mesmo) é a questão do aquário dos Bettas, as famosas e conhecidas Beteiras (ou, copos de requeijão), o PIOR TIPO DE AQUÁRIO (se é que se pode chamar isso de aquário) onde um Betta pode viver. Os Bettas são originários da Ásia, onde costumam viver em córregos, lagoas, poças d’água, e até mesmo em plantações de arroz alagadas (todos esses ambientes são considerados “tranquilos”, mais não significa dizer, que são necessariamente pequenos). Devido ao fato de não precisarem de “muita água” para sobreviver, as pessoas passaram a achar que eles poderiam ser criados em todo tipo lugar, colocando eles, muitas vezes, em aquários de 5, 3, e até mesmo, 2 litros, achando que eles vão viver ali perfeitamente bem, o que na verdade, é um GRANDE ERRO, e será detalhado mais adiante.

Comportamento social dos Anabantídeos


aquário-ideal-peixe-betta
A agressividade é uma questão comum a todos os Anabantídeos, pois são bem territorialistas (principalmente o Betta) e é dessa questão de ser bem agressivo, que surgiu o
MITO de que o macho do Betta não poder viver junto com nenhum outro tipo de peixe. Essa é uma questão bem delicada, porque para o Betta poder viver junto com outros peixes, vai depender das condições do seu aquário (eu disse aquário, Beteiras não são aquários, por mais que os vendedores insistam nisso).


Cuidados Básicos com o aquário


aquário-peixe-betta-cuidados
Independentemente de estar criando um Betta ou não, você
precisa ter noção de como que é que “funciona” um aquário, é de qual é a maneira correta de se cuidar dele. Questões como Ciclagem, TPAs, ciclo do nitrogênio (amônia e bactérias nitrificantes), pH, testes de aquário, condicionador de água, filtragem, aquecedor com termostato e substrato, precisam estar bastante claras em sua mente, porque questões como essas, são básicas dentro do aquarismo e precisam ser levadas em consideração caso você realmente queira cuidar de um peixe.
Se por caso você ainda tiver alguma dúvida a respeito desses assuntos, aqui vai uma série completa de links (que foram cuidadosamente selecionados por mim, claro) com todas as informações necessárias para te ajudar (por favor, não deixe de ler as perguntas, respostas e comentários, pois cada fonte de informação a respeito desse assunto é muito valiosa), boa leitura :) 


Aos que não tem nenhuma ideia sobre o que eu falei logo acima, sugiro que preste bastante atenção sobre o que está escrito em cada link, porque sem as informações que estão contidas neles, você não vai saber qual é a maneira correta de se cuidar de um Betta, muito menos de qualquer outra espécie de peixe. 
Lendo os links, perguntas como: De quanto em quanto tempo tenho que trocar a água do aquário? Serão totalmente eliminadas.

Ficha Técnica do Betta


E aos que já sabem sobre o assunto, e não tem nenhuma dúvida a respeito desses temas (o que eu acho impossível), sugiro que leia a ficha técnica do Betta aqui, para que assim, você fique mais bem informado a respeito desta espécie.

Reino: Metazoa (reino dos Metazoários, que são mais conhecidos como animais)
Filo: Chordata (Cordata)
Classe: Osteichthyes (Osteicties)
Subclasse: Actinopterygii (Actinopterigi)
Ordem: Perciformes
Subordem: Anabantoidei
Família: Osphronemidae (Osfronemide)
Gênero: Betta
Espécie: Betta splendens 
Nome Popular: Betta, Peixe de Briga, Lutador Siamês



Origem: Sudeste da Ásia (Vietnam, Camboja, Tailândia, Myanmar, etc)


Aquário: 20 litros, sendo 15 o mínimo aceitável.


Temperatura ideal: 25 a 28°C. Espécie tropical (lembre-se: manter a temperatura da água constante é ainda mais importante do que mantela quente).














pH ideal: Entre 6.8 a 7.4. É uma espécie que prefere um pH mais neutro.  

Comprimento e Longevidade: Quando atinge o tamanho adulto, chega medir de 6 a 8 cm, podendo viver até 5 anos quando bem cuidado. O macho é um peixe considerado de tamanho médio.

Posição no Aquário: Todo o Aquário, mas, principalmente a superfície. É um peixe de águas tranquilas, paradas. Não gosta de agitação na água.



Alimentação: Carnívora (insetívoro). Alimentos vivos, patês, ração, etc.



Comportamento: Territorialista. Fêmeas são sociais com outras de sua espécie, existindo uma hierarquia entre elas.


Dimorfismo Sexual: O macho é maior, mais agressivo, e muito mais colorido do que a fêmea, possuindo nadadeiras muito grandes em relação ao corpo.


Reprodução: Ovíparo. Depois de um breve “namoro”, o casal sobe para a superfície do aquário e se une em um abraço, para que assim ocorra a fertilização dos ovos (isso se repete até que todos os ovos sejam liberados). Depois que ocorre a fertilização, os ovos começam a cair no fundo do aquário, e o macho (responsável por sua proteção) recolhe cada um, colocando todos em seu ninho de bolhas (que foi construído alguns dias antes da desova), onde vão ficar sobe guarda do macho, até que eclodam. A espécie se reproduz com facilidade.

peixe-betta-reprodução




Desvendando Mitos

Bom, agora partindo do ponto, em que vocês já possuem um certo “grau” de conhecimento sobre os principais temas do aquarismo (vocês leram o conteúdo dos links que eu coloquei né?) vou responder as perguntas mais comuns que eu leio aqui na internet, começando com:


O peixe Betta precisa de bombinha (oxigenador) no aquário?


Bom, agora que vocês já sabem sobre a questão do oxigênio no aquário (que está no link, Filtragem) e sobre qual é a real função dos filtros, e de sua extrema importância, fica claro a necessidade da instalação desse equipamento no aquário do Betta. Agora a questão é, qual filtro colocar? Levando em consideração a medida do aquário ideal pro Betta, a eficiência da filtragem, e a relação custo benefício, eu sugiro a compra do Filtro externo Hang On Atman HF-0100. Para um aquário dessas dimensões, contendo apenas um Betta (ou um Betta e outros dois ou três peixes) esse filtro já está ótimo. Agora, atenção com a vazão de água que cai no aquário, procure deixa-la de uma maneira mais “lenta”, para que não faça muita agitação na água e acabe perturbando muito o Betta. 

Aqui está alguns links a respeito do funcionamento desse filtro : Atmam Dicas - Qual usar?.


O peixe Betta pode ficar junto com outro Betta?

peixe-betta-pode-ficar-junto
Partindo do ponto onde eu havia falado que a questão do Betta pode ficar junto com outro Betta, ser bem delicada, eu reafirmo que para isso acontecer, tudo vai depender das condições do seu aquário. 

Um aquário de 20 litros, com filtro Hang On Atman, com os níveis de amônia e nitrito zerados, com uma fauna e flora saudáveis, e com um sistema equilibrado, por melhor que seja, simplesmente não pode comportar dois Bettas juntos no mesmo aquário. O lado comportamental do Betta nesse caso fala mais alto. Não é possível que ele consiga manter um território, em um aquário de 20 litros, e ainda sim, poder conviver em paz com outro Betta (seja macho ou fêmea), não há espaço para isso. 

Mas, e se o aquário for maior? Bom, ai a coisa muda de figura. Mas quando falamos em maior, não estamos falando de um aquário com 10 litros a mais de água, e sim, um aquário com 90, 100 litros de água (estamos falando de um peixe que é altamente agressivo com os de sua própria espécie) o que é muita coisa se for pensar no Betta. Os custos de cuidar de um aquário dessas dimensões, somente para os Bettas, vão valer mesmo apena? Pense nisso. Nessas dimensões, é possível que exista sim um Betta macho com as suas fêmeas, pois devido a grande dimensão do aquário, quando entrarem na época de reprodução (época muito agressiva), não vão se matar, já que existe muito espaço para cada um dentro do aquário. 

Mas, e com outros peixes? O Betta pode conviver com outras espécies de peixes no mesmo aquário? Sim, a resposta é SIM, o Betta pode sim conviver com outras espécies de peixe no mesmo aquário. Só que, tem um porem (dois, na verdade). Essa questão é relativa, porque isso vai muito da personalidade de cada Betta (sim, peixes tem personalidade, assim como cães, gatos, etc). Alguns Bettas serão mais calmos, tolerando sem problema algum, a presença de outros peixes em seu território. Agora, outros Bettas, poderão ser muito agressivos, não tolerando a presença de nenhuma outra espécie de peixe no seu território. Já outros, por sua vez, poderão ser agressivos no começo, mas depois de um tempo, passam a não se importar mais com a presença de outros peixes no aquário. Ou seja, isso vai de cada um, e só o dono do Betta pode tomar a decisão, de escolher fazer o “teste”, e deixa-lo junto com outros peixes pra “ver no que vai dar”. Nessa questão, é preciso levar em conta que os Bettas criados em cativeiro, desde seu período de eclosão, nunca tiveram contato com outras espécies de peixe, porque desde o momento em que são separados de sua ninhada, o macho do Betta passa a ser criado sozinho em um aquário individual, o que, de certo modo, acaba “modificando” um pouco seu comportamento social com os outros peixes. 

Agora, o outro porem, é com relação ás espécies que vão conviver com o Betta no mesmo aquário. Existe todo tipo de peixe, com todo tipo de comportamento (os pacíficos, como os Kinguios, os agressivos, como os Tricogasters, etc.) e características especiais (Kinguios são peixes de água fria, Tricogasters são peixes de água ácida, etc.), e isso deve ser levado em conta na hora de escolher a companhia ideal para o Betta. 

Não tem como colocar um peixe de água fria, como os Kinguios, juntos com o Betta, que é uma espécie tropical, e que gosta de águas quentes. Bem como não se pode colocar um peixe agressivo, como os Tricogasters, junto com o Betta, que já é uma espécie bem agressiva. Esses só foram um exemplo de outros milhares que existem por ai, por isso, para poder pensar na companhia para Betta, é preciso que, antes de tudo, você tenha uma “base”, uma “base” que se encaixe no mesmo perfil do Betta.
Esse link sobre compatibilidade de espécies pode te ajudar um pouco: Quem se dá bem com quem?
E esses, são sobre a quantidade de peixes a se colocar no aquário, juntamente com alguns mitos e ideias equivocadas sobre o assunto: Qual a quantidade? - Dá pra por?
Peixes pacíficos, que vivem em águas neutras (ou alcalinas), e que gostam de águas quentes, já são uma ótima “base” para se começar a pesquisar na escolha do peixe adequado. Eu sugiro que comece a dar uma olhada em uma espécie conhecida como Guppy, ou Lebiste (Poecilia reticulata), uma espécie muito bonita, assim como o Betta, e que se encaixa perfeitamente em todas as descrições feitas logo acima. Se optasse pelos Guppys, poderia colocar perfeitamente 3 peixes (um macho e duas fêmeas) no aquário de 20 litros sem problema algum.

Para diminuir possíveis atritos entre os peixes nos primeiros dias, poderia se investir em algumas estratégias, como: 

1 - Depois da preparação do aquário (ciclagem), colocar todos os habitantes (os peixes) ao mesmo tempo no aquário, ajuda. Quando chegam ao novo aquário, tudo é muito novo (óbvio), e demora um pouco até que os peixes se acostumem. Como o Betta não teve nem tempo de estabelecer um território pra si, as chances com que ele venha a aceitar os outros peixes se tornam maiores. 

2 - Um aquário rico em vegetação é um aliado. As plantas em um aquário formam muitos esconderijos, lugares onde os Guppys podem se esconder, caso sejam atacados pelo Betta nos primeiros dias. Logo-Logo, devido ao costume, o Betta passa a tolera-los sem mais problemas.

Segue aqui alguns links (rigorosamente selecionados, assim como todos os outros) para ajudar a compreender melhor, o cultivo de plantas em aquários, além de informações a respeito de cuidados e outras particularidades: Montando as Plantas - Vasos em Aquários - Aquário Low Tech - Limpando as Plantas - Troncos.

Qual é a melhor ração para o peixe Betta?

Bom, primeiramente, antes de você ficar pensando em qual é a melhor marca, qual é o melhor produto para se oferecer ao Betta, você deveria, antes de tudo, pensar sobre qual é o melhor tipo de alimentação que deve ser dada a ele. Sendo um peixe carnívoro (insetívoro) por natureza, os melhores alimentos que você vai poder oferecer a ele, logicamente, serão á base de carne, e é nessa linha de raciocínio que você deve começar a pensar. 
Pois bem, então, quais são os alimentos a base de carne que o Betta pode comer? Bom, no mercado, existe uma variedade enorme de alimentos a base de carne que você vai poder oferecer ao Betta (e a outros peixes carnívoros). Alimentos como rações (somente em forma de flocos), alimentos vivos, alimentos congelados e até mesmo patês, vão poder ser oferecidos ao Bettas sem muitos problemas, desde que você saiba o que é cada um.
Com relação aos alimentos vivos, eu resolvi fazer duas publicações aqui no meu blog sobre eles (é um assunto que merece uma atenção especial), gostaria de dar uma olhadinha nelas ? É só clicar no nome das publicações. A primeira delas se chama "A Importância de se oferecer Alimentos Vivos para os Animais de Estimação", e a segunda se chama "Alimentos Vivos para Animais de Estimação - Como Escolher ?"


E, para não ter nenhum problema quanto a isso, está aqui alguns links para te informar um pouco melhor sobre o assunto: Dieta dos Peixes - Só alimentos Vivos? - Rações em Gel

Quais são os alimentos que eu não posso oferecer ao Betta? 

Hoje em dia, chega a ser tão grande a quantidade de informações espalhadas pela internet, sobre quais são os alimentos que o Betta pode comer, que, ironicamente, chega a ser mais fácil falar sobre as coisas das quais ele não pode comer, o que, no final das contas, acaba se resumindo as famosas e conhecidas “rações de bolinha”. 

Essas rações, embora aparentemente inofensivas, causam um verdadeiro estrago a longo prazo, acabando com a vida do Betta muito tempo antes que você perceba. Como vocês já devem ter notado, essas rações em forma de bolinhas, além de muito secas, são muito duras, o que dificulta muito a digestão dos Bettas (devido à fragilidade do seu sistema digestivo), o que, no final das contas, vai acabar levando ao aparecimento de uma doença muito grave, conhecida como Constipação Intestinal, um dos piores problemas que pode acontecer com Betta.
O Betta, sofrendo de Constipação Intestinal, passa a ficar apático, ficando a cada dia que passa mais quieto e tímido no canto dele (às vezes nem se movimenta), ficando sem comer por vários dias e desenvolvendo uma “barriga” meio inchada, sinal que o problema já está em um nível mais grave. Quando chega neste estado, geralmente, o animal não costuma sobreviver. 
Então, fica aqui o meu alerta sobre essas rações, procure se informar a respeito das marcas e tudo mais, porem, lembre-se, jamais, NUNCA ofereça rações de bolinhas aos Bettas (mesmo se o vendedor irresponsável insistir que essa é a ração mais adequada).
Aliais, falando em vendedores, quem quiser saber mais a respeito desses “profissionais”(que não são nenhum pouco confiáveis), sugiro que leia esse link: Vendedores.

Meu peixe Betta só fica no fundo do aquário, o que pode ser?

Primeiramente, o que você precisa saber é: Se você fez a ciclagem do aquário, mantem e monitora os níveis de amônia (sempre em zero ppm), sempre procura deixar o pH neutro, possuí um filtro externo e um aquecedor com termostato, alimenta seu peixe com uma ração correta e de qualidade (nunca em bolinhas), e o mais importante, o cria em um aquário adequado (20 litros ou mais), certamente, o mais provável, é que o seu Betta tenha sido vítima de alguma doença bastante grave (o que é raro). Seja lá qual for o animal, se ele estiver com a saúde perfeita, dificilmente será atacado por algum tipo de infecção. 

Agora, se você não fez a ciclagem, não monitora os níveis de amônia, não se preocupa com o pH, não tem filtro externo e nem aquecedor com termostato, alimenta seu peixe Betta com as rações de bolinhas, e ainda por cima, cria ele em uma Beteira, ai você pode ter certeza de uma coisa, que a culpa de tudo isso que está acontecendo com ele é sua. Provavelmente, o estresse diário de viver em uma água com baixa qualidade, associado com a Constipação Intestinal e a baixa temperatura do aquário (ou a grande variação dela, que chega ser até pior que a baixa temperatura), deixou o Betta fraco e debilitado, fazendo com que ele ficasse muito mais vulnerável, ao ataque de fungos, bactérias, e infecções. 

Se ele já chegou ao estágio de só se mexer pra poder “engolir” um pouco de ar da superfície, então, provavelmente já não há mais nada a se fazer.


Qual o tamanho do aquário do peixe Betta?
Bom, depois de todas as informações que você leu até aqui, sobre as principais dúvidas a respeito dos cuidados com o peixe Betta, já deve ter ficado bem claro pra você (eu espero né) sobre qual é o aquário mais adequado para a criação do peixe Betta. E, só pra reforçar ainda mais a nocividade das Beteiras, deixo essa imagem aqui pra vocês.


Esse artigo, juntamente com os links citados (todos escolhidos de sites e fóruns de excelente procedência), tem como objetivo (um dos objetivos), facilitar a vida dos iniciantes nesse maravilhoso hobby, que é o Aquarismo. Todos nós começamos errando, mas está na hora de mudar isso. 

Todas as imagens usadas neste artigo (com exceção da última) foram tiradas do site Google Imagens, apenas com a intenção de deixar a leitura mais agradável e facilitar a compreensão do texto (e não com o intuito de prejudicar alguém). Caso de alguma forma você se sinta prejudicado(a), é só entrar em contato comigo. Obrigado.

Comentários

  1. Muito bom msm, para quem quer começar a criar e não sabe por onde começar ou apenas para se informar mais sobre esse belo peixe Betta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As explicações são bem detalhadas, gostei muito. Só uma ressalva, em alguns momentos do texto li e percebi uma certa ironia, quase grosseira, achei desnecessário. O grande barato é atrair mais criadores de Betta ou aqueles que desejam ser, com informações completas e detalhadas como as daqui.

      Excluir
    2. Primeiramente, muito obrigado gente :). Então Stamparia, eu dei uma editada no texto, será que melhorou ?

      Excluir
  2. Informações de muita importância, um verdadeiro artigo, parabéns e obg! abç!

    ResponderExcluir
  3. Amigo parabéns foi a melhor matéria sobre betas que encontrei na net.

    ResponderExcluir
  4. valeu pela dica, vai me ajudar muito na criação do meu beta! "Diga não as beteiras" gostei. abraço!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito. Vou estudar e ler artigo por artigo aqui sitado. Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Puxa fiquei preocupada agora pois hoje acabei comprando um peixe Beta e o vendedor me disse que o tamanho do aquário pra ele estava ótimo e que a ração de bolinha era ideal é me passou todas as informações e eu achando ser a correta acabei adquirindo o menor aquário a ração de bolinhas affff fiquei decepcionada agora! Nossa me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde. Desculpe a demora, eu não estava conseguindo responder os comentários do blog (problemas com o navegador), mas agora eu consigo. Então jovem, é sempre um back quando a gente descobre que o vendedor só nos enganou, né ?. Como está o seu Betta hoje ? Já se passou muito tempo.

      Excluir
  7. Puxa fiquei preocupada agora pois hoje acabei comprando um peixe Beta e o vendedor me disse que o tamanho do aquário pra ele estava ótimo e que a ração de bolinha era ideal é me passou todas as informações e eu achando ser a correta acabei adquirindo o menor aquário a ração de bolinhas affff fiquei decepcionada agora! Nossa me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, eu também passei por isso. comprei uma beteira de dois litros. meu peixe ficou doente já nos primeiros dez dias. comecei a ler sobre o betta na internet e me surpreendi ao ver que estava fazendo tudo errado. no mesmo dia fui ao pet, comprei um aquário de 5 litros, medidor de ph, termostato, filtro, medicações para todo o tipo de doença que ele poderia pegar...rs voltei pra casa com uma sacola cheia e o bolso vazio. rs . ele passou de um pote de vidro ( na loja) para uma beteira de dois litros, depois cinco litros, quinze litros e hoje vive em um aquário de 35! tá felizão da vida! detalhe, existem outros companheiros no aquário e eles se dão super bem! **Obs: eles está completando 3 anos comigo! ;) boa sorte e não confie jamais em vendedores.

      Excluir
  8. Primeiramente, você está de parabéns Raquel, tentar aprender um pouco mais sobre o próprio animal de estimação é uma coisa que poucos donos fazem, por isso te dou os parabéns, porque essa é a atitude que todas as pessoas deveriam ter. Raquel, não se preocupe, o mais importante agora é saber que você tem consciência sobre o assunto. Como você acabou de adquirir o peixe, tem tempo de conseguir comprar outro aquário e outro tipo de ração. Enquanto isso, tome bastante cuidado com a temperatura e a qualidade da água, e assim que tiver tempo e dinheiro, corra para comprar o aquário e a ração adequada. Abraços e boa sorte com seu peixe :)

    ResponderExcluir
  9. Bruno, vc poderia me dizer quantos e quais são as companhias do seu betta? Eu ainda não comprei o aquário, estou lendo tudooooo o que posso, de sites a fóruns e comentários de páginas... sei que o betta pode viver bem sozinho, mas a ideia me agonia um pouco, ademais, um aquário de 35 litros com um peixe, é meio pobrinho... Mas não gostaria de comprometer a saúde e o bem estar de nenhum peixe, é uma vida em sua forma, dai queria saber como é o seu aquário, e se os peixinhos estão felizes, não quero errar, quero que vivam muito e felizes... Se puder responder, agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guppies (para mim funciona muito bem), Tetras (Evite os mato grosso, pois são da família das piranhas e podem morder o Betta), o famoso limpa vidro...

      Excluir
  10. Olá Matheus,
    Parabéns pelo post. São ótimas dicas, e informações muito valiosas. Gostaria de saber o que vc acha de um aquario de 15 a 20 litros, completo, que seria divido em partes (separados pelo vidro) para os betas ficarem separados, com água compatilhada (mesma água pra todos).
    No meu caso eu tenho uma coleção, não tenho condições de fazer vários aquarios, mas eu poderia fazer um e dividi-lo pra todos os meus bettas, semelhante ao que segue neste link: http://www.aquaflux.com.br/forum/viewtopic.php?f=146&t=13690&start=30
    O que vcs acham? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e desculpe pela demora kk. Então, desde que o aquário seja grande (ou seja, 15 litros no mínimo para cada Betta) não vejo muitos problemas. O seu caso é meio difícil de lidar, pois você coleciona peixes, e para colecionar peixes, obrigatoriamente precisa ter vários aquários. Por enquanto, respeitando a litragem mínima para cada Betta já é um ótimo começo. Abraços

      Excluir
  11. Cara parabéns!!!
    ótimo artigo, o melhor que li até o momento sobre o assunto.
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado jovem :) Fico muito feliz por ter ajudado.

      Excluir
  12. Matheus, parabéns pelo seu blog!!!! Amei a forma como você colocou as informações, de forma detalhada e de fácil entendimento.
    Sou bióloga e, embora tenha estudado limnologia de forma mais aprofundada, tenho apanhado um pouco com os cuidadoa do meu aquário, sendo "aqurista de primeira viagem" (se é que posso ser chamada assim...)
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh gente <3 Adorei ler seu comentário :). Fico muito feliz por ter ajudado. Abraços

      Excluir
  13. Muito bom o trabalho.
    Já crio bettas desde garoto, e com seu blogs, aprendi muito!
    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado jovem :) Fico muito feliz por ter ajudado.

      Excluir
  14. Boa noite pode me informar qual planta poderia por para deixar meu beta em um ambiente agradavel, meu aquario tem 32 lts vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde. Desculpe a demora, eu não estava conseguindo responder os comentários do blog (problemas com o navegador), mas agora eu consigo. Então, já se passou tanto tempo, acredito que você já tenha escolhido uma planta adequada, né ?

      Excluir
  15. Muitooo top seu texto. Não tem erro e nem dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado jovem :) Fico muito feliz por ter ajudado.

      Excluir
  16. Muito esclarecedoruim, faço medicina veterinária, porém na faculdade dificilmente encontramos algo sobre peixes, pretendo ter um Betta,então já vou providenciar um Aquário de 20 litros,por eu não ter muito espaço será o máximo que conseguirei proporcionar a ele por enquanto. Gostaria de montar um Aquário plantado, alguém já fez e saberia me passar um valor aproximado???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde. Desculpe a demora, eu não estava conseguindo responder os comentários do blog (problemas com o navegador), mas agora eu consigo. Então, eu nunca montei um aquário montado, mas o valor vai depender muito do tamanho dele. Quanto maior, mais caro.

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde! Meu filho ganhou um beta que veio em uma micro beteira, comecei pesquisar e me informar (nunca tive peixe) e acabei comprando aquario de 19l, filtro, termostato e etc...aí me deparei com a ciclagem....acho tão triste o bichinho naquele micro espaço e todo o espaço novo pra ele lá parado.....para um beta teria mesmo que esperar o prazo de 30-40 dias? porque já ouvi muita informação conflitante, principalmente pelo fato da beteira não ter um bom ecossistema por não ter todo o aparato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde. Desculpe a demora, eu não estava conseguindo responder os comentários do blog (problemas com o navegador), mas agora eu consigo. Então, sim, o melhor seria esperar por esse prazo mesmo, mas você pode utilizar aceleradores biológicos também, isso iria diminuir muito esse tempo.

      Excluir
  19. Comprei um peixe betta e veio numa beteira. Desde o início não gostei. Parece que o peixe tá em uma cela monástica. Gostei de seu blog porque estava com dúvidas sobre qual tamanho de aquário comprar. Agora que aprendi, vou providenciar imediatamente.

    ResponderExcluir
  20. Amigo, tenho o meu betta naqueles Aqua terrários para tartaruga, eu tenho o filtro e tudo mais que ele precisa, o aquário comporta 50 litros, nunca coloquei comida de bolinha, tem plantas e cascalho para o beta, tem problema esse tipo de aquário e essa quantidade de litros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde. Desculpe a demora, eu não estava conseguindo responder os comentários do blog (problemas com o navegador), mas agora eu consigo. Então, eu acredito que não, aquaterrários costumam ser enormes, e 50 litros é muita coisa.

      Excluir
  21. Perfeito texto!(e fotos) eu estava buscando informaçoes como ter um aquario comunitário de bettas e consegui!
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado jovem :) Fico muito feliz por ter ajudado.

      Excluir
  22. Boa noite. Então adorei as informações sobre o betta, ganhei um de presente de aniversario, ele e azul lindo eu falo com ele e parece que ele me escuta, no começo eu olhei nao liguei muito mais passando uns 2 dias comecei a gostar muito dele. Ganhei ele em um aquário de 5 litros e racar de bolinha. Comecei a prouproc vários artigos, posts e fiquei muito triste por saber que meu betta tava vivendo tão mau, passei 20 dias com ele e resolvi mandar fazer um aquário de 70 litros comprei o filtro areia branca Castelo ponte entre outros enfeites, pretendo amanha mesmo arrumar outra ração pra ele, nunca imaginei que essa ração faria tal mal pra ele, ainda nao coloquei ele no aquário novo porque estou arrumando o aquario pra nao intoxica o betta, queria um nome,marca de racão pra ele se poder me indicar! Ainda pretendo colocar amigos pra ele que se encaixam perfeitamente, uns 4 néon e 2 corydoras.me ajudou muito sua explicação muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde. Desculpe a demora, eu não estava conseguindo responder os comentários do blog (problemas com o navegador), mas agora eu consigo. Então, acredito que você já deva ter encontrado uma boa marca depois de tanto tempo, né ? haha. Fiquei muito feliz por ver o seu comentário e mais ainda por saber que te ajudei de alguma forma <3

      Excluir
  23. Está foi a matéria mais completa que eu encontrei... crio meu Betta a 2 meses, de acordo com as orientações do vendedor, com ração de bolinhas a base de alho ( agora que sei que é errado vou parar imediatamente) com aquecedor sem termostato, em um aquário de 13 litros, e uma vez por semana, quando limpo o aquário, pingo o produto para diminuir o cloro da água.. depois de ler sua matéria descobri que tem muitos erros nisso tudo...mas meu peixe tem ficado muito no fundo do aquario é também está com uma mancha branca enorme, como se estivesse perdendo a cor, você sabe me dizer qual é a causa disto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde. Desculpe a demora, eu não estava conseguindo responder os comentários do blog (problemas com o navegador), mas agora eu consigo. Primeiramente, muito obrigado <3. Segundo, vish jovem, me parece ser alguma doença infecciosa. O seu Betta ainda está vivo depois de todo esse tempo ?

      Excluir
  24. Conprei um betta ontem e o vendedor me recomendou uma besteira minúscula, eu achei um absurdo e comprei outro um pouco mais mas que aidaa e minusculo pois não tinha dinheiro pra comprar um grande, ele me recomendou o anti cloro instantâneo é uma raçao de bolinhas, eu li que é errado dar esse tipo de racao, mas na própria embalagem vem o nome "nutribetta" e no rótulo diz que é próprio para o Betta, estou confusa, devo continuar dando essa raçao ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde. Desculpe a demora, eu não estava conseguindo responder os comentários do blog (problemas com o navegador), mas agora eu consigo. Então, adorei ler seu comentário hahaha. Esses vendedores são tristes, né ? Mas vamos lá. Não continue não, existem muitas marcas que não são nenhum pouco confiáveis, precisamos ficar muito atento a elas.

      Excluir
  25. É muito trabalho hahahahaha Vou pegar meu beta e jogar logo no lago e pronto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da um pouquinho de trabalho mesmo hehe. Então, se o lago for feito só pra ele, tem o meu apoio srs.

      Excluir
  26. A melhor fonte de conhecimento sobre os bettas. Parabéns e muito obrigada..
    Quero perguntar uma coisa: elvou emcomendar um aquário 100x40x40 200l +/-, eu li que ele precisa nadar até em cima..por osso, não pode ter mais de 30cm na altura da água...
    Posso ter um aquário deste tamanho e respeitando a altura da água, fica tudo bem?
    Eu não queria que eles se procriassem fico com muito apego... tem maneira de evitar?
    Desde já, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Zu, fico muito feliz por ter ajudado :) Então, o Betta é um peixe extremamente ornamentado (isto é, possui nadadeiras muito grandes e pesadas) e quando ele fica muito tempo parado na coluna d'água, ele acaba ficando cansado (é preciso ter muita energia pra ficar nadando). Como ele precisa ir até a superfície para respirar, isso acaba gerando um gasto ainda maior de energia, então o melhor seria que o aquário não fosse muito alto. Porém, você pode resolver isso adicionando muitas plantas e galhos próximos a superfície d'água, porque assim ele poderia descansar sobre eles e você não precisaria se preocupar com a altura do aquário (esse negócio de "30 cm" de altura é outro mito). Com relação a reprodução, é só não colocar casais juntos no mesmo aquário.

      Excluir
  27. O aquário não deve ser muito alto pois ele se estressa se tiver que subir muito toda vez que for a superfície para buscar oxigênio, deve-se colocar também um filtro pequeno para filtrar e circular a água e manter uma melhor qualidade da mesma, um mini termostato de 25w e uma luminária. 10 litros é mais que suficiente pro betta viver muito feliz e acima disso é só se quiser gastar mais mesmo, não se deve usar beteiras de 1l, 2l, 3l ou menor ainda... agora 6 litros pra cima já proporciona um ótimo ambiente para o betta, se possível é bom colocar umas plantas naturais pequenas e um pequeno tronco que fica muito bom.

    ResponderExcluir
  28. eu tenho um aquario de 50 litros além de guppys quais peixes você acha bom para ter com um beta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corydoras são geralmente pacíficas, acredito que sejam bons peixes para fazer companhia para o Betta

      Excluir
  29. Gostaria de saber sobre um detalhe importante: coluna d´água. Meu aquário tem 20L e coloco aproximadamente 2 galões e meio (15L) 1 litro a menos por conta de que ele sempre começa a ficar com a cauda de trás danificada dependendo da altura da coluna de água. A ração que dou é Vipagran da SERA e artêmias congeladas, intercalados durante a semana. Outra dúvida: preciso deixar meu betta de jejum 1 vez na semana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante colocar muita vegetação no aquário, assim o Betta tem onde descansar (independentemente do tamanho ou altura do aquário, ele sempre vai precisar descansar). Assim como você não precisa deixar seu peixe em jejum, você também não precisa alimenta-lo todo dia. Procure descobrir qual seria a frequência ideal de alimentação (cada peixe tem suas preferências, porque cada um tem uma personalidade).

      Excluir

Postar um comentário

Mais visitadas

Como cuidar de um Jabuti ???

Como fazer um cercado de cano PVC - Porquinho da índia

Diferentes Tipos de Plantas Epífitas e suas Adaptações

Entre em contato comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *